Aulas de expressão musical

A Academia de Jazz - Os Franceses (AJF) disponibiliza actividades de Expressão Musical para crianças entre os 6 meses e os 5 anos de idade, proporcionando um espaço onde a criança possa desenvolver competências motoras, cognitivas e socio-afectivas por meio da linguagem musical através do jogo e do brincar.

 

As aulas de Expressão Musical da AJF são realizadas em grupo, onde a criança poderá socializar com os seus pares e um adulto, enquanto assimila fenómenos sonoros como o timbre, o andamento, a intensidade, a frequência, através da materialização dos mesmos em jogos divertidos e símbolos palpáveis e sensoriais adaptados ao repertório e competências de cada faixa etária. Dispomos de um leque variado de materiais e actividades flexíveis e consonantes com uma educação que prioriza o ritmo de cada criança e a aprendizagem através da experiência.

 

Sabemos hoje a importância que o “brincar” tem na vida e desenvolvimento das crianças e que os seus benefícios são inesgotáveis. Mais do que uma actividade divertida e prazerosa é um meio privilegiado para a criança, em conjunto com os seus pares, simular de forma segura situações de conflito e expressar as suas emoções; perder e ganhar e desenvolver a sua resistência à frustração; desenvolver o raciocínio, a atenção, a imaginação e a criatividade. Como diz Winnicott, um proeminente nome da psicologia infantil: “…é a brincadeira que é universal e que é própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais...”.

 

A música pode ser uma forma construtiva de expressarmos quem somos e o que sentimos. Aliada à brincadeira, a Expressão Musical é uma forma de experimentar, conhecer e pôr à prova esses sentimentos. Para uma criança poderá ser desafiante expressar o que sente sem saber nomear as suas emoções, mas é possível, gradativamente, ensinar-lhe emoções básicas a complexas. A música e os sons em geral evocam as mais variadas e complexas emoções. Podemos dizer que com a música o ser humano pode experienciar de modo controlado, num ambiente agradável e de forma voluntária, emoções básicas como alegria, raiva, tristeza, a mais complexas como frustração, nervosismo, timidez, medo, calma, amor, nostalgia, sem ter de vivenciar eventos difíceis.

Em interacção com um adulto a criança pode conter as suas preocupações e aumentar o seu interesse e motivação, e estimular o questionamento para a descoberta de coisas novas.

Informações

Frequência: 1 aula por semana

Duração: 30 a 45 minutos (dependendo da faixa etária)

Mensalidade: €25

Inscrição: €8